Cientista político de universidade do Canadá entrevista Marcelino Galo

Foto: Vitor Fernandes

Marcelino Galo e o professor canadense de ciências políticas Julian Durazo

    Um comparativo das mudanças do cenário político da América Latina com o recorte dos estados da Bahia (Brasil) e de Oaxaca (México), contando a história da decadência do carlismo e da construção de uma nova hegemonia com a participação popular pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Com esse tema, o professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Québec em Montreal, no Canadá, Julián Durazo Herrmann, entrevistou o deputado estadual Marcelino Galo na manhã desta quarta-feira (3), no gabinete parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 
    O professor universitário canadense trabalha em seu projeto de pesquisa em Salvador até o dia 17 de agosto, onde também ouvirá os movimentos sociais do campo nestes últimos anos (2000 a 2010). “Estou desenvolvendo essa pesquisa para comparar as mudanças ocorridas tanto na Bahia quanto no estado mexicano de Oaxaca, onde também temos uma situação parecida com a da Bahia, onde um cacique é que detinha todos os poderes políticos e que comandava com austeridade”, declara o cientista político Julián Durazo. Segundo ele, a pesquisa fará parte de artigos científicos que serão publicados em livros acadêmicos e revistas especializadas na política da América Latina. 
    Para entender melhor a natureza e as circunstâncias deste processo, Durazo procurou alguns agentes sociais que participaram e participam dessas mudanças políticas no estado. No caso de Marcelino Galo, o parlamentar explicou como se deu a derrocada do carlismo e deu exemplos de participação popular e dos novos rumos que a política baiana alcança. “Discorremos a respeito da situação pós-ditadura, da participação de Antonio Carlos Magalhães na política da Bahia e de assuntos ligados ao avanço popular que o ex-presidente Lula teve no mundo, inclusive sendo de fundamental importância para a eleição de Jaques Wagner para governador em 2006”. 
  Trechos da entrevista com o cientista política canadense serão disponibilizados nas redes sociais do parlamentar petista e podem ser conferidos também no site Youtube, no link: http://www.youtube.com/watch?v=VVqVvbVsEDE. Para conhecer mais do perfil do professor Julián Durazo acesse o link do site da Universidade de Quebéc em Montreal: http://www.politique.uqam.ca/corps-professoral/professeurs/163-durazo-herrmann-julian.html

Ascom do deputado Marcelino Galo 
71 3115 7253
Vitor Alves de Fernandes
Ascom do Deputado Estadual Marcelino Galo