Açucena: uma flor que embeleza Itororó


    Apesar de ser uma flor típica que pode ser plantada em todo o território nacional, a Açucena ficou conhecida como a flor do sertão e mais recentemente serviu de inspiração para batizar o grupo, comandado pela artista plástica Nilda Rosa, responsável pela ornamentação do Festsol de Itororó nos últimos 3 anos. O grupo formado por 8 pessoas (Edson Sombreira, Alex Campos, Beto Carpinteiro, Luan filhinho, Tailan, Janaina, Gal Campos, Seu Jason) e mais voluntários, trabalham dia e noite para deixar a cidade mais bonita e mais atrativa para os turistas e os moradores.
    Quando Adroaldo Almeida (PT) assumiu o posto de prefeito da terra da carne de sol, junto com ele veio uma leva de pessoas, com monte de ideias para melhorar a vida no município, que parecia não existir nos últimos 20 anos. Foi logo nesse inicio que surgiu a ideia de se misturar arte com a maior manifestação cultural da cidade: o Festsol. A ideia foi aprovada e logo no primeiro ano (2009) a cidade ficou decorada com artigos que relembravam as antigas tradições, em 2010 o tema junino foi misturado ao tema da copa do mundo, ressaltando o forró. Em 2011 o tema foi o renascimento e o cordel, uma mistura que rendeu muita criatividade aos artesãos.
    Como ressalta Nilda, “o que não falta são cabeças para pensar nas melhores ideias” e com o apoio incondicional do poder público, que investe na compra de materiais e cede funcionários para se juntar a equipe, “fica fácil deixar Itororó com aquele toque a mais”. A artista plástica conta ainda que os dois últimos dois meses que antecedem cada festival da carne de sol é uma “correria só”, porém é divertido e prazeroso, pois enquanto trabalham se divertem muito.
     “tudo é prazeroso pra gente que tralha com arte. Tudo que fazemos é a mão e nos dá orgulho ver cada objeto se transformando na nossa frente, virando algo que causa emoção e alegria nas pessoas, mas a vontade de chorar vem quando caminhamos pelas ruas da cidade, depois de tudo pronto, e vemos cada cantinho com uma coisinha criada por nossas mãos”.
     Em 2012 o Festsol de Itororó fará uma homenagem ao rei do baião Luis Gonzaga e ao precursor da carne de sol, Seu Joaquinzão. Se estivesse vivo, em 2012 Gonzagão faria 100 anos, já o Quincão vai comemorar seu 75º aniversário ao lado da família. Para começar a pensar como a vida desses dois homens de suma importância para a cultura itororoense – vale relembrar que Luis Gonzaga fez 3 shows no antigo cinema da cidade, marcando vida de muita gente – a equipe Açucena está fazendo uma pesquisa de campo, para saber cada detalhe da vida desses dois homens, buscando assim inspiração para compor as peças ornamentarias.
   “Eu sou um cara apaixonado pela cultura em si e isso é desde a adolescência. Cultura e política foram algo que sempre me moveram. Então quando vejo a cidade que eu nasci e cresci, vivendo um momento cultural tão bom como esse e o melhor, saber que estou contribuindo para isso, é bom de mais. Em 2009 estávamos pegando experiência, em 2010 a imprensa baiana nos elegeu como a cidade mais bonita, mais bem ornamentada, em 2011 repetimos o sucesso e em 2012 vocês podem aguardar, pois nossa tendência é sempre melhorar e eu confio na Nilda [Rosa] e sua turma”, disse Adroaldo.
    No aniversário da cidade, no dia 22 de agosto, os moradores do bairro Sinval Palmeira receberam do prefeito Adroaldo a primeira etapa do calçamento da Avenida José Ferreira Pinto, juntamente com uma praça, denominada Praça da Dracena. Esse nome é por conta da jardinagem feita no local com plantas dracenas, escolhidas pela primeira dama e coordenadora dos programas sociais, Dona Cristina Almeida. Na segunda etapa do calçamento, que já começou a ser executada, outra praça será construída e esta será ajardinada com açucenas.

ALISSON AGUIAR
ASCOM/ITORORÓ - BA