Rodada dos clássicos: confira o resumo do que aconteceu

Por JORGE KAJURU

1- Botafogo continua fazendo bela campanha no campeonato e já aparece entre os 5 primeiros. Bastou o técnico Caio Jr. ter tempo e tranquilidade para o time mostrar suas qualidades. Tá dando gosto de ver o Botafogo jogar!

A vítima dessa vez foi o instável Fluminense, que não consegue ter sequência na competiçãoe saiu derrotado, de virada. O primeiro tempo terminou sem gols, com bastante equilíbrio. No segundo tempo, os gols saíram com Fred, que cabeceou para as redes após cobrança da escanteio. Só que a vantagem se evaporou em menos de um minuto. Na saída de bola, Márcio Rosário falhou, Elkeson arrancou e chutou de esquerda para empatar. Foi seu oitavo gol neste Brasileirão.

Aos 18, num lance coletivo, Jefferson repôs a bola nos pés de Loco Abreu, que arrancou com o Fluminense todo no ataque e esperou momento certo para tocar para Lucas. O lateral acertou ótimo chute de curva e venceu Diego Cavalieri.

2- No principal clássico paranaense, Coritiba e Atlético empataram por 1 a 1, com o Coxa dominando todo o primeiro tempo e chegando ao gol aos 23 minutos. Marcos Aurélio cobrou escanteio na medida para o zagueiro Emerson. Ele subiu mais que todo mundo e testou com força para o fundo das redes. Para piorar, o técnico Renato Gaúcho ainda foi expulso.

Mas, quando todos achavam que o Coxa ia fazer o segundo, quem tratou de empatar a partida foi o Atlético-PR. Edilson cobrou falta da entrada da área, ela quicou na frente de Edson Bastos e morreu no fundo das redes, numa grande falha do goleiro, que ficou vendido na jogada.

3- O Atlético-GO conseguiu mais um grande resultado, ao derrotar o América-MG, e de virada, por 2 a 1, fora de casa. Foi a quarta vitória seguida do time comandado por Hélio dos Anjos.

Willian Rocha abriu o placar, de cabeça, para o América-MG. Mas a partir dos 10 minutos do segundo tempo, o Atlético-GO passou a dominar o jogo. A pressão do time goiano deu resultado e o gol saiu aos 24 minutos. Thiago Feltri recebeu a bola pelo lado esquerdo, puxou para a direita e cruzou na cabeça do pequenino Juninho, que subiu entre os zagueiros americanos e cabeceou bonito para o gol, empatando o jogo.

O mesmo Juninho aos 31 minutos, entrou em velocidade na área e tocou na saída de Neneca para fazer o gol da virada rubro-negra.

4- O Palmeiras contou com a estrela do estreante Fernandão para vencer o Corinthians, em Presidente Prudente, pelo placar de 2 a 1, também de virada. O garoto que veio do Guarani-SP foi decisivo no clássico e acabou decidindo a partida.

Mesmo com a derrota, o Timão foi o campeão simbólico do primeiro turno. O Palmeiras encerrou um tabu de cinco partidas sem vencer no campeonato, enquanto o rival segue em má fase e acumula sua segunda derrota consecutiva.

O Corinthians começou melhor a partida e dominou durante os primeiros 30 minutos. Aos 18 minutos, a bola sobrou para Emerson, na direita. O atacante tentou fazer o cruzamento, Henrique não conseguiu cortar e a bola foi direto para o gol, no canto direito do goleiro Marcos.

Aos 34 minutos, o empate. Sempre perigoso nas bolas paradas, Marcos Assunção bateu escanteio para dentro da área, Julio Cesar saiu mal, não conseguiu afastar o perigo e a bola sobrou para Luan. O atacante bateu forte para o gol vazio e deixou tudo igual. 1 x 1.

O segundo tempo começou diferente do primeiro, com o Palmeiras dominando. E logo chegou à virada, aos 6 minutos. A zaga do Corinthians deu bobeira e se esqueceu de Fernandão. O estreante recebeu ótimo lançamento de Marcos Assunção, dentro da área, sozinho, matou no peito e tocou com tranquilidade na saída do goleiro Julio Cesar, marcando um belo gol e fazendo 2 x 1.

Pouco criativo, como vem sendo nos últimos jogos, o Corinthians não conseguia imprimir pressão no Palmeiras, que limitava-se a defender. Aos 43, Liedson ainda tentou, de fora da área, mas Marcos fez uma grande defesa.

5- Em um clássico bastante equilibrado, Santos e São Paulo empataram por 1 a 1 na tarde deste domingo, na Vila Belmiro. O resultado foi considerado bom para o tricolor, que jogou com um a menos desde a metade do primeiro tempo, já que Carlinhos Paraíba foi expulso.

No começo da partida , Neymar foi caçado em campo e recebeu 4 faltas em cinco minutos. Esse lateral Piris cansou de bater e só recebeu o amarelo. Na única chance do São Paulo no primeiro tempo, em jogada individual de Lucas, ele deixou Durval para trás, deu um drible da vaca em Edu Dracena e fuzilou o goleiro Rafael, que chegou a tocar na bola, mas não conseguiu fazer a defesa.

O São Paulo poderia ter liquidado o jogo, mas o goleiro Rafael, do Santos fez duas grandes defesas o segundo tempo. Só que aos 35 minutos não teve jeito. Paulo Henrique Ganso tabelou com Alan Kardec e bateu forte de primeira, acertando o ângulo do goleiro são-paulino.

Animado com o empate, o Peixe quase virou, mas não conseguiu furar a retranca tricolor.

6- Grêmio consegue uma vitória na garra sobre o seu grande rival, Internacional, e respira um pouco mais aliviado na competição. Jogando no Olímpico, o Grêmio começou melhor e abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo. Mário Fernandes recebeu na direita da área e cruzou rasteiro para trás para Marquinhos, que mandou no canto direito do goleiro Muriel.

Segurando-se como podia, o Inter teve na bola parada a sua arma para empatar aos 26 minutos. A falta cobrada por Oscar encontrou a cabeça de Índio na segunda trave, o zagueiro sempre pronto para marcar, guardou seu sexto gol na história do clássico. Logo na saída no centro do gramado, o Tricolor foi ao ataque, Muriel dividiu no ar com dois adversários, na sequência, Índio disputou lance com Saimon. O árbitro Marcelo de Lima Henrique mandou a jogada prosseguir.

No segundo tempo, o jogo continuou tenso, mas o ritmo da partida caiu um pouco. Mas o lance decisivo do jogo foi quando Escudero foi derrubado por Índio. Na cobrança de pênalti, Douglas cobrou com precisão e deu a vitória ao Grêmio, quebrando uma série de maus resultados.

7- No clássico sem gols, no Engenhão, onde o Vasco foi melhor, a nota triste ficou por conta do técnico Ricardo Gomes, cujo estado de saúde é considerado grave.

Em uma tomografia realizada no Hospital Pasteur, que fica nos arredores do Engenhão, foi detectado um AVE (acidente vascular encefálico) hemorrágico. Neste momento, o treinador está sedado e respira com ajuda de aparelhos. Ricardo Gomes chegou ao hospital acordado e foi atendido pelo chefe da emergência do hospital, o médico Roberto Calheiros.

O treinador do Vasco sentiu-se mal aos 23 minutos do segundo tempo durante o clássico entre Flamengo e Vasco, na tarde deste domingo, e foi retirado do Engenhão de ambulância. Os primeiros socorros foram feitos ainda no departamento médico do estádio. Depois, ele foi encaminhado ao hospital Pasteur.

8- O Bahia segue se aproximando da zona de rebaixamento e a situação do técnico Renê Simões ficou bastante complicada após a goleada sofrida na tarde deste domingo para o Ceará, por 3 a 0. Os gols do jogo foram marcados por Thiago Humberto, Felipe Azevedo e Edmílson (falta).

9- Resultado surpreendente foi a vitória do Avaí sobre o Figueirense por 3 x 2. Dono da casa e em posição melhor no torneio – chegando até a sonhar com uma vaga na Libertadores – o Figueirense ficou duas vezes à frente no placar, mas o Avaí não desistiu e conseguiu virar aos 42 minutos do segundo tempo, com William, destaque do jogo com dois gols; Lincoln, que estreava junto com o técnico Toninho Cecílio, completou o marcador. Ygor e Julio Cesar descontaram.

10- A vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Galo deve balançar o técnico Cuca, já que o time está na zona de rebaixamento, com 15 pontos.

O Cruzeiro começou o jogo com tudo e logo aos 11 minutos fez o primeiro. Montillo foi lançado, fintou o goleiro Renan Ribeiro e só acompanhou a bola balançar as redes.

O Atlético, que passou a impor o ritmo do jogo no segundo tempo, chegou ao empate aos 11 minutos, com um golaço de Fiilipe Souto. O time ainda mostrava mais garra e buscou o resultado, mas em noite inspirada do argentino Montillo, o Cruzeiro chegou a vitória aos 42 da etapa final. O meia argentino brilhou mais uma vez com um chute de fora da área.

Fonte: http://www.tvkajuru.com/