Projeto agroecológico da EBDA doa mudas frutíferas para agricultores do Sul da Bahia

O agricultor Pedro Wencelau recebe orientações de plantio

EBDA/Assimp


    Agricultores familiares do Território de Cidadania Litoral Sul, selecionados para participarem do projeto de incentivo a produção orgânica de leite (bubalinos e bovinos), sob os princípios da agroecologia, foram beneficiados, esta semana, com a doação de 540 mudas de cacau e de outras seis variedades de frutas, compradas com recursos do projeto. Esta ação, prevista no projeto, doa as mudas para serem utilizadas na recuperação de áreas degradadas, matas ciliares e nascentes de recursos hídricos. O projeto é coordenado pelos médicos veterinários Antônio Vicente Dias e Farouk Zacarias, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
    Na região Sul do Estado, os agricultores beneficiados, Pedro Wencelau, do Sítio Bom Jesus, em Itapé, e João Bispo, da Fazenda São Jorge, em Buerarema, são acompanhados pelo técnico em agropecuária da EBDA, do Escritório Local de Itabuna, Nelson Fernandes Moura, o qual forneceu orientações técnicas para o plantio das mudas, definindo o melhor espaçamento para o cultivo, a necessidade de adubação orgânica, com esterco de gado, e a dimensão utilizada nas covas. O técnico explica que as mudas foram adquiridas no Instituto Biofábrica de Cacau, em Itabuna, e são certificadas, ou seja: oferecem garantia quanto às melhores características genéticas, fitotécnicas e fitossanitárias. “Estamos plantando em forma de SAF (Sistema Agroflorestal), utilizando mudas de cacau, graviola, goiaba, pinha, cupuaçu, pau darco e eucalipto”, explicou Fernandes.
    Além de gerar renda para os agricultores, com a futura comercialização da frutas, o sistema servirá como reserva legal dessas propriedades, atendendo a uma exigência dos órgãos ambientais.Outras açõesEsse projeto foi implantado no Sul da Bahia, há cerca de quatro meses, quando os agricultores participantes receberam, cada um, em forma de empréstimo, um kit com três búfalos, com o objetivo de avaliar o desempenho dos animais, na região, e desenvolver, com a participação dos agricultores familiares, um modelo de produção orgânica de leite.
   De acordo com o produtor Pedro Wencelau, os búfalos já estão bem adaptados. “Quando recebi fiquei assustado com o porte dos animais, mas me surpreendi, ao longo desses meses, com o jeito dócil deles e o fácil manejo. Eles passam boa parte do tempo na porta da minha casa, fazendo a alegria da criançada”, disse o agricultor.As duas búfalas que cada agricultor recebeu, já chegaram prenhas e, por isso, a expectativa ainda gira em torno da gestação dos animais, completada no período de 10 meses. “Depois que os bezerros nascerem teremos leite de búfala para vender e, com certeza, dias melhores estão por vir”, disse o agricultor Wencelau, com otimismo.Os agricultores inseridos no projeto já trabalham, há alguns anos, com a cadeia produtiva do leite bovino.
     Eles participam de um grupo composto por 18 agricultores familiares, cuja produção forma a linha de leite de Itamaracá, distrito de Itabuna, com uma produção média de 2.000 litros de leite, por dia, vendidos, principalmente, para programas de erradicação à pobreza, do Governo Federal. A EBDA desenvolve, na região – que apresenta clima favorável para a produção de leite - trabalhos de assistência técnica e extensão rural (Ater), com todos esses produtores.  

Búfalos na porta da casa do agricultor familiar