Ataque do exército deixa mais de 135 mortos

Pessoas tentam se refugiar de disparos no bairro de Kazou, em Hama

   Pelo menos 136 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas neste domingo durante uma ofensiva do Exército sírio em várias cidades do país, em um dos dias mais sangrentos desde o início da revolta contra o regime do presidente Bashar al-Assad, informaram os insurgentes. 
   "Uma centena de civis morreu neste domingo pelos disparos das forças de segurança durante invasão à cidade de Hama", afirmou Abdel Karim Rihaui, presidente da Liga Síria da Defesa dos Direitos Humanos.
    Rami Abdel Rahmán, chefe do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, com sede em Londres, contabilizou mais dois mortos em Surán, o que eleva para 136 o número total de mortos no país. "Este é um dos dias mais sangrentos" desde o início da revolta, em 15 de março, lamentou Rahman.
    O presidente Barack Obama afirmou estar chocado com a repressão na Síria e prometeu aumentar a pressão sobre o regime de Bashar al-Assad. Em um comunicado, Obama elogiou os manifestantes que tomaram as ruas e disse que a Síria "será um lugar melhor quando avançar para uma transição democrática".
   "Mais uma vez, o presidente Assad mostrou que ele é completamente incapaz e não deseja responder aos pedidos legítimos do povo sírio. Seu uso de tortura, corrupção e terror o coloca do lado errado da história e de seu povo", criticou Obama. (informações/foto:EFE).