Ações da EBDA beneficiam pescadores artesanais

   Assistência técnica a pescadores (as) e marisqueiros (as), emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP); implantação de Unidades Experimentais de Demonstrações (UED) de defumação de pescado; capacitação de boas práticas de processamento e beneficiamento do pescado e técnicas de comercialização.
   Estas são ações que serão executadas, ainda este ano, pela Gerência Regional de Itabuna, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em um convênio com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para beneficiar em torno de 300 pescadores artesanais e marisqueiras dos Territórios de Cidadania Baixo Sul e Litoral Sul, do Estado.
    O objetivo principal da EBDA é ofertar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), desenvolver ações de capacitação para pescadores artesanais, de forma articulada com outras prestadoras de serviços e com as organizações de representações e movimentos sociais dos pescadores artesanais. 
     A Empresa também visa promover o desenvolvimento rural sustentável, a produção de alimentos sadios, a segurança alimentar e nutricional das famílias assistidas, bem como a criação de novos postos de trabalho e geração de renda no estado da Bahia.
    “Este segmento necessita de apoio e condições para que se desenvolva e atenda às necessidades mais imediatas dos pescadores e marisqueiros da região. A EBDA percebeu esta carência e já há algum tempo vem prestando assistência técnica, com recursos dos governos Federal e Estadual”, explicou o gerente regional da EBDA, em Itabuna, Franklin Passos.
   Segundo a técnica e chefe do Escritório Local de Camamu, Ana Cristina Santos, “a assistência técnica prestada aos pescadores visa dar continuidade aos compromissos assumidos pela EBDA junto ao MDA e comunidades de pescadores/marisqueiros no sentido de viabilizar economicamente a atividade, promovendo a adoção de tecnologias ao processo produtivo pesqueiro”. Santos também é responsável pela meta de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para pescadores artesanais. Leia mais

EBDA/Assimp
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br