A trajetória do novo ministro da Defesa, Celso Amorin

   Convidado ontem (4), pela presidente Dilma Rousseff, após demissão do então ministro Nelson Jobin, o futuro ministro da Defesa, Celso Amorim foi ministro das Relações Exteriores do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O diplomata já foi filiado ao PMDB, mas no final de 2009 mudou para o PT, partido da atual presidente brasileira. Amorim nasceu no dia 3 de junho de 1942, em Santos, litoral de São Paulo.
      Formado pelo Instituto Rio Branco, em 1965, Amorim fez pós-graduação na Academia Diplomática de Viena, em 1967.Em 1995, Amorim chefiou a missão permanente do Brasília nas Nações Unidas, indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 1999, ele assumiu a missão brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Suíça. Em 2001, o novo ministro da Defesa assumiu a embaixada brasileira no Reino Unido.
    Com a eleição de Lula em 2002, Amorim foi convidado para assumir as Relações Exteriores, cargo que ocupou até 2010, final do segundo mandato de Lula. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim foi convidado e aceitou assumir como novo ministro da Defesa. (informações da EFE/Foto:Agência Press).