Pacto Federativo é apresentado em Fórum de Agricultura na UESC

  A contribuição do Programa Pacto Federativo para o fortalecimento da agricultura familiar, nos 26 municípios do Território de Cidadania Litoral Sul, foi um dos assuntos discutidos, nesta terça-feira (02), pelo Fórum Regional de Gestores Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (FERADE), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus. 
   O Pacto Federativo é um projeto do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), executado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O gerente da EBDA, em Itabuna, Franklin Passos, apresentou as propostas, metas e estrutura do Programa para os secretários municipais de Agricultura e demais gestores, que atuam nesse segmento, presentes na reunião. 
   O Território Litoral Sul está entre os nove escolhidos para implantação desse Projeto, na Bahia. Quarenta técnicos foram selecionados e já estão atuando com o objetivo de garantir assistência técnica e extensão rural (Ater), gratuita e de qualidade, para 5.000 famílias da região, que têm como principal fonte de renda a comercialização de produtos da agricultura familiar. 
   A EBDA, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Instituto Brasileiro de Estatística e Pesquisa (IBGE), e a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), foram convidados, na ocasião, para compor o Fórum e aceitaram a proposta de colaborar com a realização do Diagnóstico dos Municípios do Território Litoral Sul. “A EBDA já tinha observado a necessidade desse levantamento sócio-econômico e ambiental para a região, e o inseriu nas atividades do Pacto Federativo, para esse Território, o que, inclusive, já vem sendo realizado pelos técnicos que atuam no Programa”, informou o gerente Franklin Passos. 
  Além da realização do diagnóstico, o projeto contemplado pelo Pacto Federativo, para o Litoral Sul, tem como meta apresentar alternativas para o desenvolvimento rural sustentável, na região. 

Fórum 
    Criado em 31 de maio, deste ano, por iniciativa da Pró- Reitoria de Extensão da Universidade (PROEX), o Ferade, pretende buscar meios para promover ações que contribuam para o aperfeiçoamento profissional, tendo em vista a criação de políticas e a realização de programas e projetos que tragam benefícios diretos para a população. 

EBDA/Assimp, 03/08/2011 
(71) 3116-1803/1910 - (73) 3211-5921