Lúcia Barbosa se emociona com Maria da Penha

Maria da Penha emocionou a todos ao declarar sua felicidade

   A Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, foi palco de uma grande celebração pelo aniversário da Lei Maria da Penha, que no próximo domingo (7), completará 5 anos. Estiveram presentes gestoras de políticas para as mulheres de todo o Brasil, deputadas, organizações não governamentais, mulheres organizadas em partidos políticos, movimentos feministas e de mulheres. 
  O evento contou com a participação de 5 mil pessoas e foi marcado pela presença de mulheres negras e de origem popular em sua maioria, vindas de todo o país e também de bairros do Rio de Janeiro. Para a Secretária Lúcia Barbosa, da SPM/BA, o evento é uma demonstração de vitória da mulher brasileira. “É um orgulho estar aqui, celebrar com todas as mulheres os avanços que a Lei proporcionou e, mais ainda, conhecer pessoalmente essa grande guerreira que é a Maria da Penha, prova viva de que é possível transformar realidades”, afirmou. 
  Já Maria da Penha emocionou a todos ao declarar sua felicidade. “É uma grande emoção esse momento, porque eu lutei pessoalmente durante 19 anos contra quem me agrediu. E hoje perceber que a minha luta deu certo e que outras mulheres serão protegidas me deixa muito feliz!”, disse. 
   Organizado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, com apoio do Governo do Estado do Rio e da Petrobrás, o ato contou com diversas manifestações culturais e debates. Aconteceram feiras, oficinas temáticas, além de apresentações teatrais e musicais, exposição fotográfica e mostra cinematográfica. 

Informações sobre Maria da Penha 
Maria da Penha protagonizou um caso simbólico de violência doméstica e familiar contra a mulher. Em 1983, por duas vezes, seu marido tentou assassiná-la. Na primeira vez por arma de fogo, na segunda, por eletrocussão e afogamento. As tentativas de homicídio resultaram em lesões irreversíveis à sua saúde, como paraplegia e outras sequelas. 

Mais informações e contatos 
ASCOM/SPM