Rebecca Black retira clipe de 'Friday' do YouTube

Cantora pediu exclusão alegando 'direitos de imagem', material tinha mais de 160 milhões de cliques. 

 g1

 

O videoclipe de "Friday", um dos clipes de maior sucesso do ano, foi retirado do YouTube na madrugada desta quinta para sexta-feira (17). O material original está indisponível no portal de vídeos e apresenta a seguinte mensagem: "Este vídeo não está mais disponível devido à reivindicação de direitos autorais Rebecca Black. Desculpe".



Segundo o site de tecnologia Techcrunch, a gravadora Ark Music Factory, autora do clipe e da faixa, teria passado a cobrar a partir da última semana US$ 2,99 para assistir o clipe na íntegra. O recurso foi utilizado após uma parceria com o o serviço YouTube Rental (veja imagem abaixo).



O hit da cantora adolescente de 13 anos se tornou uma das faixas mais baixadas no iTunes (e o vídeo mais rejeitado do YouTube) desde que foi colocado no ar. Em abril, a artista  chegou a acusar a Ark Music Factory de explorar sua imagem. Segundo a edição americana da revista "Rolling Stone", a jovem e o advogado de sua mãe enviaram um comunicado oficial à produtora, acusando-a de violação de direitos autorais e exploração de imagem.

 Na época, ela acusava a gravadora de estar com a gravação original da música e de seu videoclipe, que foram prometidos à sua família. A produtora também já era acusada de lucrar com "Friday" no YouTube, na Amazon, no site da produtora e com ringtones, além de anunciar Rebbeca Black como cantora exclusiva da empresa.

Na verdade, "Friday" foi gravada após a mãe de Rebecca pagar US$ 2 mil aos produtores da Ark Factory, que deram duas opções de músicas para ela gravar.



A gravadora é formada por um grupo de produtores de Hollywood especialista em trabalhar com adolescentes que almejam o sucesso: os vídeos são sempre amadores, com chroma key,e as vozes das artistas são alteradas com auto-tune.



"Friday" ganhou o apelido de "a pior música e videoclipe do mundo". Recentemente, Rebecca atuou no clipe de ""Last friday night (T.G.I.F.)", de Katy Perry. No vídeo, a adolescente depila a artista pop.