Black Eyed Peas e Snoop Dogg estarão no festival SWU


A organização do festival SWU, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro, em Paulínia (SP), anunciou na manhã desta terça-feira (28) suas primeiras atrações. Estão confirmados Black Eyed Peas, Megadeth, o rapper Snoop Dogg, Damian Marley e Peter Gabriel, que tocará no Brasil acompanhado de orquestra.

Neil Young virá ao país participar apenas do 2º Fórum Global de Sustentabilidade, conferência paralela ao evento, que se estenderá ao longo de três dias no Teatro Municipal de Paulínia, com debates com o tema "Mundo de diferenças", abordando aspectos ambiental, econômico e social.

Em um vídeo, Young, célebre ativista do movimento sustentável, apareceu falando que falará sobre "como podemos trabalhar juntos para mudar o planeta". "Passarei meu aniversário no Brasil, o que mostra como estou comprometido com isso", afirmou o músico, que completa 66 anos no dia 12 de novembro.

Neste ano, o SWU se muda de Itu para Paulínia, no interior paulista, perto de Campinas. O festival acontecerá numa área total de 1,7 milhão de m², sendo que 445 mil m² serão destinados à arena. Hoje à tarde, o município assina um plano diretor de sustentabilidade. De acordo com o publicitário Eduardo Fischer, organizador do SWU, foi firmado um contrato de cinco anos para a realização do festival na cidade.

Serão montados quatro palcos: três deles ao ar livre e a tenda eletrônica, que terá capacidade para 10 mil pessoa. O evento espera receber 70 mil espectadores por dia. Haverá espaço de camping para 2,5 mil barracas, podendo receber até 10 mil pessoas.

A área vip, muito criticada na primeira edição do festival, no ano passado, será deslocada para a lateral do palco, segundo Fischer, ao invés de ficar em frente a ele. O publicitário afirmou que o espaço "será menor e com muito mais conforto", com capacidade para 4 mil pessoas, com comida e bebida liberadas.

Mesmo com a mudança, será mantida uma área reservada em frente aos palcos, mas por ordem de chegada. Conforme Milkon Mac Chriesler, um dos organizadores do festival, o espaço será cercado e limitado de 5 a 7 mil espectadores. A funcionalidade ainda está sendo estudada, porém é provável que, depois de se atingir a lotação máxima, seja instituída a rotatividade – entram mais pessoas a medida que outras saírem.

Os ingressos começarão a ser vendidos no dia 11 de julho, pelo site Ingresso Rápido, em 67 pontos de vendas pelo Brasil e nas lojas Fnac. As vendas pela internet terão taxa de conveniência de 10%, metade da taxa cobrada em 2010, e os ingressos adquiridos nos pontos de venda não terão essa taxa. Os valores ainda não foram divulgados, mas Fischer admitiu que possa haver um leve aumento em relação à primeira edição. "Temos reajustes de inflação, por exemplo. Sustentabilidade não é caridade", disse na entrevista coletiva. Mais atrações devem ser anunciadas nas próximas semanas.


Ig.