Metsul alerta para risco de chuva forte no feriado

A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva forte e altos volumes de precipitação no Rio Grande do Sul, principalmente do Centro para o Norte, nesta quarta e quinta-feira, a exemplo do que ocorreu no Norte gaúcho na sexta. Um centro de baixa pressão avançará do Norte da Argentina para o mar e cruzará o Estado e o Uruguai entre hoje e amanhã, reforçando a instabilidade e deixando os dias ventosos. As pancadas podem ser torrenciais com risco de alagamentos. Novos deslizamentos de terra e queda de barreiras podem ocorrer até o final da semana, sobretudo na Serra, diante da previsão de chuva forte na Metade Norte.



A instabilidade diminui na sexta-feira em grande parte do Estado, especialmente nas Metades Sul e Oeste, onde ingressará ar frio e seco, proporcionando a volta do sol e derrubando as marcas nos termômetros. No Norte, no Nordeste e no Leste gaúcho ainda haverá mais nuvens com garoa e chuva em alguns momentos no fim de semana, mas com possíveis aberturas. A massa de ar polar que dominará o Estado na sexta-feira ganha muita força no fim de semana. O frio promete chamar atenção muito mais pelas máximas muito baixas à tarde do que propriamente pelas marcas noturnas. Alguns modelos sugerem neve nas partes altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para domingo, mas os dados ainda não são consistentes para uma avaliação segura da possibilidade do fenômeno. Marcas perto de 0ºC e negativas podem ser registradas no começo da semana na maioria das regiões com geada ampla. Deve esfriar muito também no restante do Sul do Brasil.



O Rio Grande do Sul teve nessa terça-feira mais um dia com chuva forte que se concentrou entre o Vale do Rio Pardo e Porto Alegre no começo da madrugada e no decorrer do dia no Norte do Estado, onde a chuva seguia forte no começo desta quarta-feira com volumes altos também no Oeste e no Meio-Oeste de Santa Catarina. Em Porto Alegre, a precipitação entre a noite de segunda e a madrugada de terça somou mais de 40 mm em grande parte da cidade, um terço da média do mês. No Vale do Rio Pardo, na rodovia RSC 153, entre Herveiras e Vale do Sol, rodovia que liga as regiões de Santa Cruz e Soledade, a chuva forte provocou o desmoronamento de encosta e uma enorme pedra caiu sobre a pista.











Acompanhe o Tempo em @MetSul