Prefeita de Floresta Azul cobra mais recursos para a saúde com aprovação da Emenda 29


Dra. Sandra participou ativamente em Brasília damobilização pela regulamentação da Emenda Constitucional 29


Ascom /Floresta Azul

    Presente na Marcha dos Prefeitos nos dia 13 e 14 em Brasília a prefeita de Floresta Azul a médicaSandra Cardoso, comemorou a regulamentação da Emenda Constitucional 29 pelo plenário da câmara dos deputados ontem dia 21. O projeto que regulamentou a Emenda 29 trata dos valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União,por Estados e por Municípios em ações e serviços públicos de Saúde e dos critérios de rateio das transferências para a Saúde. 
     Promulgada do dia 13 de setembro de 2000, a EC 29estabeleceu uma regra no ato das disposições constitucionais transitórias, que determinou aos Municípios e aos Estados aplicarem 15% e 12% de sua receita,respectivamente, em ações de Saúde, enquanto a União deveria investir o equivalente a 10% do orçamento.
   Segundo a gestora, Estudos da Confederação Nacional dos Municípios demonstram que a União e os Estados não estão aplicando na saúde os valores determinados pela constituição, enquanto que os municípios estão sendo obrigados a investir valores bem acima do estabelecido pela LEI.
     “Depois de uma longa espera a Câmarados deputados prestou no dia de ontem um serviço ao Brasil e aos brasileiros,assegurando mais recursos para o financiamento da saúde publica. A mobilização dos prefeitos durante muitos anos foi fundamental para a aprovação da EC 29. Temos que continuar mobilizados para que o senado faça a sua parte e para que os recursos cheguem efetivamente para melhorar a saúde da população”. Finalizou  a prefeita de Floresta Azul.

Mobilização Municipalista ocorreu em Brasília nosdias 13 e 14 de setembro
Prefeitos de todo o Brasil lutam por mais recursospara a saúde