Paul McCartney: cerca de 1,5 milhão assistem ao show no Site Terra

 Terra.com

A transmissão do show de Paul McCartney no Estádio do Engenhão, exclusiva para Brasil e em toda a América Latina feito pelo Terra - maior empresa latino-ameriana de mídia online - contou com 1,463 milhão de pessoas acompanhando a apresentação no último domingo (22). "Um marco na história da internet no Brasil e em toda a América Latina". Foi assim que o CEO do Terra, Fernando Madeira, resumiu o sucesso da empreitada.



Primeiro dos dois shows no Brasil atraiu audiência de 1,463 milhão de pessoas na internet

Última etapa da turnê latino-americana de Up and Coming, com ingressos esgotados, o primeiro dos dois shows cariocas de McCartney atraiu uma avassaladora audiência de 1,463 milhão de pessoas na internet.



Destas, mais de 20% assistiram ao show em qualidade HD (alta definição). "A alta qualidade de imagem e som fez com que as pessoas se conectassem ao Terra para o show e ali ficassem até o final da transmissão, o que revela a maturidade da internet quanto a transmissões ao vivo", disse Madeira.



O show também deu mostras da evolução de comportamento e consumo dos usuários de celulares. Graças ao crescimento da penetração de smartphones e tablets, mais de 150 mil latino-americanos assistiram à transmissão do Terra desse domingo através de dispositivos móveis. "Sem falar que cada vez que Paul McCartney dizia 'digam um alô para quem nos vê na internet', parecia crescer ainda mais o fluxo de pessoas não apenas assistindo, mas também comentando o tema nas redes sociais. Durante as três horas de show, o tema esteve permanentemente entre os trending topics do Twitter. Cada música ou efeito visual também gerava nova onda de comentários no Facebook", comentou o CEO do Terra.



O espetáculo de domingo à noite no Rio utilizou 11 câmeras instaladas pelo Terra que captavam imagem em alta definição, também transmitidas pelo telão no estádio. Outra novidade na turnê foi o uso de uma Cam Mate, câmera instalada em uma grua, que mostra closes do público e dos músicos no palco. Pioneira em transmissões ao vivo pela internet, a empresa fez sua primeira transmissão há mais de onze anos, com um show de Stanley Jordan no Brasil, pouco depois da criação do Terra.



Madeira lembra que o Terra começou a fazer transmissões "quando quase ninguém falava nisso" e seguiu avançando. "No fim de 2010, fizemos a primeira transmissão ao vivo em HD. Dessa vez, de um evento proprietário do Terra, o Planeta Terra, com shows durante cerca de 10 horas. Foi este nosso expertise que nos levou a fechar contratos internacionais, diretamente com gravadoras e empresários de artistas como o U2, cuja transmissão em áudio digital, em maio, atraiu audiência no Terra de 612 mil pessoas. Domingo, com



Paul, foi o ápice do caminho iniciado há 11 anos. Transmitimos ao vivo, em HD e com som digital, um show que, com certeza, já está entre os maiores do gênero não apenas na web, mas também na TV".



Quem perdeu a transmissão ao vivo do Terra, ainda poderá assistir ao show que permanece disponível até terça-feira (24).