Salto alto pode ser vilão; use com moderação

A maioria das mulheres quando pensa em se produzir, não consegue nem pensar em montar um look sem usar um belíssimo sapato de salto alto. Muitas vezes, elas são capazes de abrir mão do conforto em nome da estética e da beleza.

Será que essa escolha é eficiente ou além do desconforto momentâneo pode trazer algum tipo de dano à sua saúde? Para esclarecer algumas dúvidasconversamos com o australiano Jason Gilbert, mestre em Quiropraxia, autor do livro "O Segredo da Coluna Saudável – Siga os passos para uma vida sem dor".

Salto alto pode deixar os pés tortos?
O uso continuo e diário pode sim alterar a estrutura dos pés, causando deformidades, nas articulações, alteração na funcionalidade dos músculos e tendões.

Danifica as pernas?
Sim, pelo fato do salto alterar o ponto de gravidade do corpo, ele precisa buscar uma nova posição para se adequar as novas condições sobrecarregando as articulações dos pés, joelhos, quadris, contratura dos glúteos e também a coluna vertebral.
 
Prejudica a coluna?

Sim, como dito antes o uso do salto implica na alteração da postura, consequentemente a coluna ira buscar uma nova posição, que geralmente não é fisiológica e assim causando interferências no sistema muscular, esquelético e principalmente nervoso.
 
Define a panturrilha e deixa as pernas mais bonita?

Sim o uso do salto define a panturrilha e deixa as pernas mais torneadas, mas na verdade o que ocorre é um encurtamento da panturrilha, que ao longo dos anos pode trazer consequências estruturais e desconforto ao caminhar com um calçado sem salto.

Causa câimbras?
Sim, pelo fato da musculatura trabalhar sob stress, é muito comum os pacientes reclamarem de câimbras ao longo da vida.

No geral, quais os problemas ele pode causar?
Pode contribuir para deformidades no Halux (dedão do pé), alterações nas articulações dos pés, tornozelos, joelhos, quadris, dores nas costas, encurtamentos da musculatura da coluna lombar e abreviamento da vida útil dos discos intervertebrais e consequentemente interferências no sistema nervoso.