Novos cursos da Uneb ampliam acesso ao ensino superior público

Com novos cursos de medicina e ciências sociais, em Salvador, engenharia de pesca, em Xique-Xique, e direito, em Brumado, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) oferece mais 210 vagas de ensino superior para estudantes de todo o estado.
As inscrições para o vestibular serão abertas até o final deste mês, as provas acontecem em dezembro e o início das aulas está previsto para abril de 2012.
O reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, afirmou que o vestibular pode ser feito em qualquer lugar do estado, não importando de onde a vaga está sendo oferecida. “O diferencial da Uneb é que o nosso vestibular é realizado nos 24 campi, em todas as regiões. O estudante vai poder fazer a inscrição e a prova de seleção no local mais próximo de onde mora. Isso facilita muito a entrada daqueles que estão distantes e querem chegar ao curso”.
Sobre as adequações no ensino superior na Bahia, Valentim declarou que ainda não foram concluídas. “Estamos implantando esses quatro cursos agora, mas ainda pode haver alterações, como a criação, ampliação ou redução de outros. Avaliamos a necessidade de cada comunidade, desempenho e evasão de alunos”. Com a implantação, a Uneb passa a oferecer no próximo ano 106 cursos, porque em 2012 dois serão extintos.