Município vira canteiro de obras no sul da Bahia

Obras e melhorias nos serviços públicos geram empregos e embelezam a cidade



Redação Bahia Extra
Com informações do blog Folha da Cidade

A nossa reportagem visitou e constatou que várias obras estão em andamento, entre elas a construção de 60 casas, do programa Minha Casa, Minha Vida, localizada nas proximidades da Fábrica de Chocolate Bahia Cacau, numa parceria que envolve o governo Federal, Estadual e a Prefeitura Municipal.
São casas com sala, quarto, cozinha, banheiro, que serão entregues  com água e energia elétrica instaladas. De acordo com o prefeito Lenildo Santana, as famílias já foram escolhidas. “Quem for contemplado com essas casas não poderá, em um determinado prazo, vender ou alugar, pois as mesmas são destinadas para uso próprio”. O prazo para uma família poder negociar a casa é de seis anos. Antes disso quem o fizer poderá ser penalizado a devolver a casa para a União, para que outra família seja beneficiada.

Ruas pavimentadas

Com recursos do Ministério das Cidades através de uma emenda do senador João Durval Carneiro, no valor de 300 mil, que já está sendo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, o prefeito Lenildo Santana, conseguiu o calcetamento para a Avenida Coaraci. Também receberão calcetamento a Ruas do Corujão e a Rua A, totalizando três mil e trezentos metros de calcetamento e melhorias da rede de esgoto.

Cidade Limpa e iluminada

A reportagem também constou que a Prefeitura Municipal de Ibicaraí, está mantendo a cidade limpa, com funcionários que fazem diariamente a limpeza de ruas e a coleta de lixo.
Os dias de escuridão e insegurança nas ruas da sede e dos povoados ficaram para trás em Ibicaraí. Antigamente os postes cujas lâmpadas eram queimadas, permaneciam assim por muito tempo.
Hoje os moradores podem sair de suas casas à noite, os estudantes do período noturno podem andar em paz pelas ruas que estão mais iluminadas, pois o prefeito Lenildo Santana tem uma preocupação especial em prover uma iluminação de qualidade, com prontidão para a substituição de lâmpadas, que não deixam de queimar, naturalmente, pelo uso diário.

Esporte e Cultura

O engenheiro da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) Ivaldo Bispo, esteve no município de Ibicaraí, em vistoria às dependências do Ginásio Municipal Nicécio Bráulio, a fim de colher dados para a elaboração de um projeto de reforma do equipamento esportivo.
O prefeito Lenildo Santana espera iniciar em breve as obras, a fim de entregar o ginásio totalmente reformado e melhor equipado para a população de Ibicaraí.

Abastecimento de Água

O SAAE adquiriu uma grande quantidade areia especial vindas da cidade de Castro Alves distante 600 km de Ibicaraí, para uma melhor filtragem da água que é distribuída para cidade. Também contratou doze operários temporários que executaram o serviço de limpeza, com a retirada de areias dos filtros, peneiração e seleção de grãos de areias, para a reposição do material nos tanques de filtragens.
Segundo Jose Dias, Diretor do SAAE, ”O objetivo é manter a boa qualidade de nossa água e aumentar a oferta para o município, até o fim deste ano pretendemos aumentar a capacidade de armazenamento da barragem do Ribeirão do Córrego, que nos oferece água de melhor qualidade com um custo mais baixo em relação ao Ribeirão do Luxo”.