Globo usará nova abertura na reprise de "Mulheres de Areia"




Na novela, exibida em 1993, Guilherme Fontes fica dividido entre as irmãs gêmeas Ruth e Raquel, vividas por Glória Pires.
As gêmeas Ruth e Raquel, vividas por Glória Pires, estarão de volta à programação da Rede Globo a partir do dia 12 de setembro no Vale a Pena Ver de Novo. Com direção geral de Wolf Maya, Mulheres de Areia conta a história da disputa entre duas mulheres, idênticas fisicamente e com personalidades opostas, pelo mesmo homem, o bem-sucedido Marcos Assunção (Guilherme Fontes).

Mulheres de Areia, escrita por Ivani Ribeiro, foi baseada em sua versão original, exibida em 1973, e na obra ‘O Espantalho’. A novela foi ao ar na Rede Globo em 1993, na faixa das seis horas. Tendo como base seus Princípios e Valores, a Globo resolveu adaptar a abertura para o Vale a Pena Ver de Novo, tornando menos explícitas cenas de nudez. Embora esta abertura tenha ido ao ar com a novela em 1993, a emissora avaliou que não era compatível com os padrões morais atuais do país.

Na trama, Ruth, uma doce professora, é verdadeiramente apaixonada por Marcos. Raquel, a irmã egoísta e cheia de defeitos, só pensa em conquistá-lo para melhorar de vida, afinal a família do empresário é riquíssima. Para a tristeza de Ruth, Raquel consegue usar a seu favor a semelhança física entre elas e leva Marcos ao altar. Mas esse é apenas o começo da história... A gêmea má, mesmo depois do casamento, não abre mão de continuar se encontrando com o namorado, Wanderlei (Paulo Betti), dono de um caráter tão duvidoso quanto o de Raquel.

A traição acaba sendo descoberta por Tonho da Lua (Marcos Frota), um artista que cria belas esculturas na praia de Pontal D’Areia, cidade fictícia do litoral fluminense onde a trama acontece. Ardilosa, Raquel convence Marcos de que o rapaz não é uma pessoa confiável e o empresário dá um voto de confiança à esposa. Apesar de não estar mais sob a ameaça de Tonho, Raquel não esquece o que ele lhe fez e passa a persegui-lo, roubando a tranquilidade do rapaz. Em meio a tudo isso, Ruth sofre por não conseguir tirar Marcos de seu coração e por vê-lo casado com sua irmã.

A trama ganha contornos inesperados quando Raquel sofre um acidente e todos pensam que ela está morta. A apaixonada Ruth assume o seu lugar e se passa pela irmã para ficar ao lado de Marcos. A gêmea má, que está mais viva do que nunca, volta a Ponta D’Areia com um grande propósito: se vingar de Ruth. Raquel reúne forças para ter a sua vida de volta e se prepara, inclusive, para enfrentar o poderoso oponente Virgílio Assunção (Raul Cortez), o pai de Marcos, que é contra o casamento do filho.

Angra dos Reis e Tarituba serviram de locações para as gravações, que contaram também com uma cidade cenográfica erguida na Central Globo de Produção. Para tornar críveis as cenas em que as personagens Ruth e Raquel contracenavam, foram pesquisadas diversas técnicas de duplicação de imagem. O resultado foi o uso de sofisticados recursos tecnológicos. Suzana Vieira, Daniel Dantas, Vivianne Pasmanter, Humberto Martins, Eloísa Mafalda, Paulo Goulart, Nicete Bruno, Evandro Mesquita e Oscar Magrini, entre outros atores, também fazem parte do elenco.